SOBRAS TÊM VALOR

E FAZEM CRESCER UMA FLOR

Reduza o desperdício, economize recursos e participe!

Gerbera do Montijo

Sobre o Projeto Sobras têm valor

A campanha de sensibilização ambiental “Sobras têm valor” visa incentivar os cidadãos a participarem no processo de valorização das sobras alimentares (Biorresíduos) e produção de composto no concelho de Montijo. Os cidadãos têm ao seu dispor novos equipamentos pra a recolha seletiva de sobras alimentares - contentores castanhos que servem para a deposição de Biorresíduos. Estes novos equipamentos vão ser disponibilizados, de forma progressiva, por todo o território do Município.

ramo com folhas
Como funciona

Como Funciona

Os contentores castanhos colocados na via pública servem para os cidadãos colocarem as suas sobras alimentares, separadamente dos outros resíduos domésticos.

Adesão

Adesão

Os residentes nas áreas abrangidas pelo projeto podem aderir presencialmente, nas instalações da Casa do Ambiente, para atribuição de cartão de abertura dos contentores com fechadura eletrónica.

Valorizar

Valorizar

A valorização das sobras alimentares é uma grande oportunidade para a sociedade portuguesa. Pode fazer-se de diversas formas e escalas, ao nível doméstico ou comunitário.
Reduza desperdício, economize recursos e participe!

Como funciona...

O Município já iniciou a colocação de contentores castanhos na rua, nos locais já existentes para a deposição de resíduos. Leve as suas sobras, separadas em casa e sem contaminação, e coloque-as no contentor castanho mais próximo de sua casa.
Há áreas em que os contentores castanhos são fechados com fechadura eletrónica, e requerem cartões próprios para a sua abertura. O Município entrega um cartão por residência no ato da adesão.
Há áreas em que os contentores são de acesso livre. Esta situação não é definitiva, pelo que, o residente deve proceder à sua adesão, para que lhe seja facultado o cartão e informação atempada sobre o fecho eletrónico.

Contentor e cartão de acesso

Mapas de localização dos contentores

Artigos do Blog

Questões Frequentes

Q1. O que é a campanha “Sobras têm valor e fazem crescer uma flor”?

Desde 5 de outubro de 2023 que arrancou no Montijo a campanha “Sobras Têm Valor”.
Esta campanha visa a promoção da recolha seletiva de sobras alimentares, de forma progressiva, até abranger toda a sua área territorial e teve início nos Bairros Periféricos da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Q2. Sabe qual a quantidade média diária de lixo produzido por um habitante do Montijo?

Por dia, em média, cada habitante do Montijo, produz 1,4 kg de lixo (resíduos), destes 0,47 kg são sobras alimentares e 0,1 kg de resíduos verdes num total de 0,57 kg de biorresíduos, que corresponde a 40,7% do total dos resíduos produzidos.

Q3. Sabe qual a quantidade média anual de lixo produzida por uma família do Montijo, constituída por quatro membros?

Uma família de quatro pessoas produz, por ano, aproximadamente 2 toneladas de resíduos (lixo), dos quais cerca de 832 kg são biorresíduos. Desta quantidade o maior peso corresponde a sobras alimentares e o restante são resíduos verdes de jardins.